TODOS PELO SUL

FAB realiza transportes de equipamentos para apoio às áreas afetadas no RS

Veja algumas das missões de transporte aéreo logístico realizadas pela FAB, além das cargas de donativos
Publicada em: 09/05/2024 12:01
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Cap Emília

A Força Aérea Brasileira (FAB) tem atuado em diversas frentes no apoio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. As ações iniciaram na terça-feira (30) com resgates de pessoas ilhadas e estendem-se a atendimentos de saúde, campanha de arrecadação de donativos, coordenação de meios aéreos e outras, como o transporte de equipes e materiais. Veja algumas das missões de transporte aéreo logístico realizadas, além das cargas de donativos.

Na quinta-feira (02), por volta das 18h, uma aeronave KC-390 Millennium, do 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) - Esquadrão Zeus, pousou na Base Aérea de Canoas (BACO), carregando a estrutura do Hospital de Campanha (HCAMP) do Exército Brasileiro. Saiba mais aqui.

Na sexta-feira (03), equipamentos hospitalares, material laboratorial e leite materno infantil foram transportados pela FAB de Canoas para Santa Maria. A missão foi cumprida com uma aeronave C-98 Caravan da Base Aérea de Santa (BASM).

No sábado (04), decolou da BASM o H-60L Black Hawk com cilindros de oxigênio que foram levados ao Hospital de São João do Polêsine (RS). Material de higiene, cestas básicas e roupas para os atingidos também foram transportados e entregues.

Na madrugada de domingo (05), uma aeronave KC-390 Millennium da FAB operada pelo Esquadrão Zeus transportou mais de 18 toneladas de materiais do Grupamento de Apoio Logístico de Campanha (GALC). A aeronave decolou da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ), com destino à Base Aérea de Canoas (BACO). O Comandante da aeronave, Capitão Aviador Joel Costa Pierre de Messias, explicou sobre o sentimento de poder contribuir. “Me sinto muito honrado de poder ratificar o compromisso de apoiar e integrar, com rapidez e eficiência, a região Sul do país", disse.

Entre os materiais transportados estavam geradores, banheiros químicos, barracas operacionais, colchões, materiais de apoio elétrico e hidráulico para prover suporte de alimentação, alojamento, higienização (banho e sanitários) e manutenção do bem-estar em geral.  Além de toda a carga, a aeronave ainda transportou 14 militares do GALC, responsáveis pela montagem de toda a estrutura em Canoas. A atuação do GALC tem a finalidade de suportar logisticamente operações e exercícios desdobrados, incluindo situações de calamidades públicas. Assista ao vídeo

Ainda no domingo (5), o Esquadrão Pantera transportou, como carga externa do helicóptero H-60L Black Hawk, um gerador até o município de Agudo (RS), que estava com diversas áreas sem energia elétrica. O equipamento foi levado preso por cabos do município vizinho Dona Francisca e o transporte levou cerca de 15 minutos. Assista ao vídeo

No mesmo dia, uma aeronave C-98 Caravan decolou da BACO com insumos para hemodiálise. O material foi levado para Santa Cruz do Sul e de lá distribuído para outras localidades. Assista ao vídeo

Na segunda-feira (06), foram transportados 18 cilindros de oxigênio para a cidade de Cachoeira do Sul também em uma aeronave H-60L Black Hawk. Assista ao vídeo

Na terça-feira (07), a FAB transportou 11 toneladas de carga correspondente ao Hospital de Campanha (HCAMP) da Marinha do Brasil (MB) O material saiu da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ), em uma aeronave KC-390 Millennium do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, com destino à Base Aérea de Canoas (BACO).

Na madrugada desta quinta-feira (09/05), uma aeronave KC-390 Millennium pousou na Base Aérea de Canoas (BACO), carregando a estrutura do Hospital de Campanha (HCAMP) da FAB. Saiba mais aqui

Nos próximos dias, a FAB vai iniciar o lançamento de donativos e materiais essenciais, por via aérea, nos locais mais atingidos pelas enchentes. As missões buscam trazer mais agilidade no atendimento à população atingida, uma vez que muitas estradas encontram-se obstruídas. As missões serão realizadas no âmbito do Comando Conjunto Ativado para a Operação Taquari 2.

Para acompanhar imagens de todas as ações da FAB na região, acesse as Mídias Sociais: Destaques do Instagram (necessário estar logado na sua conta) ou Shorts do Youtube. Lá estão sendo postados diariamente vídeos da atuação dos militares e meios da FAB.

Fotos: FAB